segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Conferência Internacional de Sustentabilidade e Educação para o Desenvolvimento Sustentável


Dias 3 a 5 de Setembro 2025 na UP Maputo 

Programa da conferência

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: USO DE AQUECEDOR SOLAR DE ÁGUA A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NAS COMUNIDADES MOÇAMBICANAS

Abstract. The transition to renewable energy sources is essential to achieve environmental and social sustainability. This study explores the implementation of solar collectors made from alternative materials in rural communities in Mozambique, highlighting the importance of education for sustainable development. Through participatory educational programs, we aimed to empower local communities to build and maintain solar collectors using locally available and accessible resources. The research analyzes the environmental, economic, and social impacts of adopting alternative solar technologies, promoting energy autonomy, and reducing dependence on non-renewable sources. The educational methods include participatory education, where community members share their experiences and knowledge, and continuous training programs that offer technical and educational support. Additionally, demonstration models were implemented to show the practical benefits of solar collectors, and partnerships were established with local organizations, NGOs, and educational institutions to strengthen educational efforts. These partnerships have been crucial in providing the necessary resources and expertise to ensure the success of the educational initiatives. Preliminary results indicate a significant improvement in the quality of life of the communities involved, as well as increased awareness of sustainable practices. The adoption of solar technology has not only provided a reliable source of energy but also fostered a sense of community and collaboration among the participants. This work contributes to the debate on education as a fundamental tool for sustainable development and offers a replicable model for other regions facing similar challenges. By integrating local knowledge and resources, the project demonstrates the potential for scalable and sustainable solutions in energy transition.

Keywords. Sustainability, Community Education, Solar Collectors, Alternative Materials, Energy Autonomy.

Resumo. A transição para fontes de energia renováveis é essencial para alcançar a sustentabilidade ambiental e social. Este estudo explora a implementação de colectores solares feitos de materiais alternativos em comunidades rurais de Moçambique, destacando a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. Por meio de programas educacionais participativos, buscamos capacitar as comunidades locais a construir e manter colectores solares utilizando recursos disponíveis e acessíveis localmente. A pesquisa analisa os impactos ambientais, econômicos e sociais de adotar tecnologias solares alternativas, promovendo a autonomia energética e reduzindo a dependência de fontes não renováveis. Os métodos educacionais incluem educação participativa, onde os membros da comunidade compartilham suas experiências e conhecimentos, e programas de treinamento contínuos que oferecem suporte técnico e educativo. Além disso, foram implementados modelos de demonstração para mostrar os benefícios práticos dos coletores solares, e parcerias foram estabelecidas com organizações locais, ONGs e instituições educacionais para fortalecer os esforços educacionais. Essas parcerias têm sido cruciais para fornecer os recursos e a expertise necessários para garantir o sucesso das iniciativas educacionais. Os resultados preliminares indicam uma melhoria significativa na qualidade de vida das comunidades envolvidas, bem como um aumento na conscientização sobre práticas sustentáveis. A adoção da tecnologia solar não apenas forneceu uma fonte confiável de energia, mas também fomentou um senso de comunidade e colaboração entre os participantes. Este trabalho contribui para o debate sobre a educação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável e oferece um modelo replicável para outras regiões que enfrentam desafios semelhantes. Ao integrar o conhecimento e os recursos locais, o projeto demonstra o potencial para soluções escaláveis e sustentáveis na transição energética.

Palavras-chave: Sustentabilidade, Educação Comunitária, Coletores Solares, Materiais Alternativos, Autonomia Energética.

Sem comentários:

Enviar um comentário